Resenha: Rosto de caveira, Os filhos da noite e outros contos

sexta-feira, 10 de novembro de 2017


Título: Rosto de caveira, Os filhos da noite e outros contos
Autor (es): Robert E. Howard
Editora: Martin Claret
Ano: 2013
Idioma: Português BR
Páginas: 305

Sinopse: Nesta coletânea, apresentamos os contos famosos de Robert E. Howard: "Rosto de caveira", "Os filhos da noite", "A maldição do mar", "A hiena", "A serpente do sonho", "Na floresta de Villefore", entre outros. São contos fortes, bem construídos, em que o leitor se sente envolvido pela ação eletrizante de seus personagens, que nos remetem a um exercício de reflexão. A literatura fantasia vem conquistando mais espaço entre nós, e a Editora Martin Claret, atenta às exigências desse público, tem orgulho em publicar Robert Howard como representante maior desse gênero de literatura que certamente será bem acolhido pelos jovens leitores.




O primeiro conto, "Rosto de Caveira", causou-me estranheza pelo jeito da escrita e pelo tema abordado. O protagonista é viciado em haxixe e vive só em suas alucinações, como um zumbi, até que lhe é dada a oportunidade de "voltar à vida". Ele aceita, é claro, só que essa chance pode lhe custar muito caro.

Assim como "Rosto de Caveira", os demais contos misturam lendas e mitologia para criar o universo de fantasia em que estão inseridos.

Uma coisa me incomodou muito foi a forma como os negros são tratados. Mesmo sabendo que os contos são antigos, que as pessoas em questão são selvagens que moram em aldeias... Mesmo assim não deu pra engolir essa superioridade branca que quase todos os protagonistas sentem. Achei muito, muito estranho.

Meu conto favorito foi "O aterrorizante toque da morte". Adorei a forma que o suspense foi desenvolvido, crescendo aos poucos e nos envolvendo na mente perturbada do personagem.

0 comentários:

Postar um comentário